sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Histórias de Endurance



O texto a seguir foi escrito pelo meu primo Fredy Guerra, a pessoa que me colocou no mundo das corridas de aventura, atelta monstro e meu grande amigo.

Achei pertinente publicá-lo no meu blog.


Histórias de Endurance


"Lembro como se fosse ontem da minha infância. O Euler era ciclista, casou-se com uma professora de dança com sobrenome Guerra. Na infância ficamos de boca aberta admirando aquele monte de adultos fazendo suas peripécias.

Euler e Lívia eram adultos, assim como Tione e Tiélio eram Guerras. Mas nós ainda éramos crianças. Nós porque me refiro a mim e a um outro primo chamado Leo Guerra. Leo também tinha a boca aberta, mas resolveu pedalar. Leo gostava de rock'n'roll e de bicicleta, mas eu só tinha a boca aberta.

Quem via o Euler virava menino, e quem era menino tentava se equilibrar.

Leo me convenceu a pedalar. Fomos de bike pra Guerra, pra casa da Vovó Neném Guerra. Uma expedição, uma vitória, um risco que tínhamos que correr.

Mas por quê? Se alguém souber a resposta, por favor me avise.

A verdade é que não parei mais de pedalar e fui bi-campeão paulista de Mountain Bike. Entendi, mas e daí?

Daí que comecei com as corridas de aventura e chamei o Leo. Leo tinha a boca aberta e já não era mais menino. Começou a correr e foi tri-campeão brasileiro de corridas de aventura.

Enquanto isso, Tiélio estabelecia paradigmas e mostrava para todos os Guerras que não é só com esforço físico mas, principalmente, com muita força mental que é possível superar o insuperável. Ele superou a doença e hoje voltou a ser criança.

Mas o que me motivou a escrever hoje foi a Tione, que com muita resistência e dedicação venceu, pela segunda vez, o câncer.

Agora entendi porque o Leo já foi tri-campeão brasileiro.

Mas o que me motiva é ver, de boca aberta, as aventuras de uma eterna infância que se alimenta do risco de ser adulto.

As vezes me confundo em meus conflitos internos e sociais. Mas a verdade é que os riscos que corremos no dia a dia são os mais importantes para o nosso progresso humano. E ousar ter uma vida melhor é o suficiente para fazer o coração de qualquer um bater.

O coração está batendo, o rock'n'roll está comendo e a Tione não para de rir."


Fredy Guerra, proprietário da academia Tendência Outdoor (www.tendenciaoutdoor.com), foi bi-campeão Paulista de Mountain Bike, e hoje compete corridas de aventura pela ARS São Francisco Clínicas. Blog: http://tendenciaoutdoor.blogspot.com





4 comentários:

  1. inspiraçao + papel + caneta = grande texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Leo e Fredy, vocês acabam comigo!! Eu não posso ler essas coisas! Eu choro!!!!
    É que além do amor que sinto por cada Guerra dessa família inigualável e do orgulho de ser parte dessa história, tem o fator saudade que aqui se torna a minha luta pessoal.
    O Fredy fala da admiração e da inspiração que levaram aqueles "menininhos de boca aberta" a seguir o curso que escolheram (e agora nós, os adultos que faziam peripécias, é que ficamos embasbacados!), e é a minha admiração pela coragem, força mental e poder de luta da família Guerra que me inspira em todos os momentos!
    Guerra. O nome não podia ter sido mais certo. Somos guerreiros, com a Vovó Nenem lá no topo, e passando por cada um depois dela. Problemas, obstáculos, dificuldades, doença...? Ha! Venha o que vier! Vencer se tornou tradição de família! E sou parte, sou Guerra, sou forte (isso dá uma força!, vou te falar!)! Como a Janinha (Guerra!) disse, a gente se inspira nisso tudo e se fortalece... e sai rindo!

    P.S.: Ainda vou rir dessa saudade...

    ResponderExcluir
  3. Tô dando pala do caos e rindo sem parar! kkkkkkkkk... só alegria! Final de ano sinistro com família reunida alucinando geral!!!! iiuu!!

    ResponderExcluir

Brazil 135+ 2016

Às 8 horas de uma quente manhã de quinta-feira, na montanhosa cidade de São João da Boa Vista, foi dada a largada de mais uma Brazil 135+ ...