quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Religião Off-Road

Sim sinhô, sim sinhá. Cito aqui clara e abertamente a minha preferência pela corrida fora do asfalto, ou o Trail Run. Também chamada de corrida de montanha, corrida rústica, etc, consiste basicamente em correr em terrenos naturais e fora do asfalto.

A corrida de rua, praticada no asfalto e principalmente em centros urbanos, é um esporte que vem crescendo assustadoramente em todo o mundo. Esse crescimento se deve a uma esfera de motivos, dentre eles, a facilidade e praticidade em colocar um tênis e sair correndo, o grande número de provas, a grande quantidade de assessorias esportivas especializadas neste tipo de treinamento, entre outros. 

Em contrapartida, um primo próximo da corrida de rua, que também vem crescendo em número de praticante e competições (mesmo que em menor proporção) é a corrida em trilhas. É praticada em estradas de terra, grama, trilhas de vaca (single tracks), montanhas, matas, florestas. Ou seja, usa principalmente elementos naturais como cenário.

Vamos falar sobre o que muda de um para outro.

O equipamento.
O que muda basicamente é o tênis. Sinceramente, acredito que não vale a pena correr na terra com o mesmo tênis usado para correr no asfalto. O tênis usado nas trilhas não demanda tanto amortecimento quanto tênis de asfalto, mas precisa de maior estabilidade e maior aderência.
As meias, recomendavelmente mais grossas, para evitar bolhas causadas por areia, terra, pedrinhas e água (ao cruzar riachos, por exemplo).

Tempos.
Esqueça os tempos que você faz nas corridas de rua. 10 km na terra vai demorar mais que 10 km no asfalto. O mesmo para 21, 42, 50, 80, 200 km. As subidas e descidas são geralmente mais íngremes, o terreno é irregular, e o esforço é maior.

Ah, as descidas!
Na trilha, a descida é tão importante quanto a subida. Demanda técnica, que pode ser adquirida com muita prática. Algumas provas contam com descidas bem técnicas, com cascalho e pedras soltas, onde se sobressaem os atletas com maior experiência.

Vantagens
São muitas. A maior delas, ao meu ver, é o contato com a natureza. O silêncio introspectivo, que purifica a alma e engrandece o espírito. O cheiro do mato, a sombra das árvores, o visual contemplativo das montanhas, o encontro com animais silvestres.
Favorece a humildade, onde grandes atletas precisam respeitar a propriedade íngreme da montanha e caminhar. Andar: palavra evitada por muitos corredores, pois dói na alma.

Desvantagens.
Ãhn? Desconheço. Mas isso vai de pessoa a pessoa.

Resumindo, a corrida em trilhas, entre todas as outras modalidades off-road, estão além do que simples esportes. São mais que isso. São filosofias de vida; a filosofia outdoor.

Mas, se estiver com dó de sujar o seu tênis branquinho, volte para a esteira e ligue o ar condicionado, ou volte para a avenidinha badalada da sua cidade, repleta de carros, monóxido de carbono e paquitos desfilando com novos modelitos. Como já disse antes, vai do gosto pessoal de cada um.

Photo by Rodolfo Bravo



6 comentários:

  1. Com certeza a corrida em estradas de terra e trilhas é muito mais divertido que no asfalto. Ótimo texto. Fui!

    ResponderExcluir
  2. Para mim que estou começando na montanha depois de 24 anos de asfalto, "doi na alma" definiu tudo! Mas tô adorando! Rumo ao El Cruce daqui a alguns dias!

    ResponderExcluir