domingo, 18 de abril de 2010

Perder é bom?

A primeira coisa que vem na cabeça é um "lógico que não, né?", mas isso é apenas uma conclusão comum a um estereótipo ou maneira acomodada de entender o fracasso. Politicamente correta.

Perder é bom sim. E falo mais: a maneira como lidar com o fracasso é que faz a diferença na sua vida. Perder é um aprendizado que devemos levar conosco em nossas vidas. Estudando a derrota, você entende a causa dos erros, sente as consequências, e enfatiza seus pontos fracos. A partir daí, a melhor coisa a fazer é trabalhar os pontos fracos, rumo à evolução.

Superar o medo de perder é o primeiro passo para vencer. Grandes vencedores sempre perderam. Ainda perdem às vezes, e isso não é motivo para vergonha. E não significa que você é incapaz ou ruim.

Competir para não perder é muito diferente de competir para ganhar. A primeira opção é uma visão conservadora, equilibrada, e retaguardista. A segunda, ousada, ambiciosa, e desequilibrada. Mas em muitos casos de sucesso, o desequilíbrio foi o grande diferencial. E a ambição. Por favor, não confundam ambição com arrogância! A ambição, se muita, realmente pode se tornar um mal; mas se saber dosá-la e usar para nobres causas, é a melhor maneira de atingir grandes objetivos.

E detestar perder é diferente de ter medo de perder. Entre numa competição de cabeça, para ganhar. Não precisa falar isso para ninguém, nem subestimar seus adversários, porque na grande maioria das vezes eles são fortes. Guarde para você ou para sua equipe. Colocar na cabeça que você está ali para ganhar, mentalizar o pódio e dar o sangue para conseguir, é uma ação desequilibrada que muitas vezes funciona. Se você não ganhar, pelo menos chegará bem perto. O que importa é tentar e não desistir, mesmo que chegue em último.

Mas nunca tenha medo de perder. E se perder, não desista.

Um comentário:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiii o post!! Tudo muito verdade! Foi um prazer conhece-lo pessoalmente meu amigo blogueiro!! Beijosss

    ResponderExcluir