quinta-feira, 24 de junho de 2010

Relato: 2ª Etapa do circuito Haka Race 2010 - Pindamonhangaba (SP)



Após uma hora de sono apenas, fui para o Bosque da Princesa em Pindamonhangaba (SP), com minha parceira Ju Bartijotto, para a largada da segunda etapa do Haka Race 2010. Que sono! Bom, pelo menos a Ju dormiu a noite toda.
 
Como vencemos a primeira etapa do circuito, em Extrema (MG), isso aumentava ainda mais a nossa responsabilidade nesta prova. Precisávamos manter a liderança.
 
Largada! O sono passou; canoagem no rio Paraíba do Sul a favor da correnteza, até o Posto de Controle 01 (PC 01). Para o PC 02, duas opções: subir o rio e remar contra a correnteza, ou fazer uma portagem (carregar os caiaques), pela margem do rio, por aproximadamente 2,5 km. Escolhemos a segunda opção, onde ganhamos muitas posições no carrega-barco, apesar das urtigas.
 
Ao chegar ao PC 02, avistamos as montanhas ao norte (para onde estávamos indo), e partimos de trekking para o PC 03 e posteriormente PC 04, de onde seria feito o rapel. Para chegar à base do rapel, todos os atletas fizeram uma escalaminhada com forte desnível, sob sol quente e em meio ao capim alto, sem trilhas. Aqui foi uma das pernas mais desgastantes da prova.
 
Após uma pequena fila, o rapel era feito em uma pedra de 70m, rodeado por uma bela paisagem, para então escalaminhar de volta até encontrar a Ju, que me esperava no alto da pedra. Saímos em disparada por um rasga-mato descendo a serra, que logo virou um “ski-bunda”, levando-nos até o PC 05, onde estavam nossas bikes. Neste momento estavam conosco a SPAventura e a Tildren. Ambas com atletas bem condicionados e lutando pela primeira colocação, mas que neste momento era defendida pela Eu Vou / AKSA, que inclusive já abria certa vantagem de todos nós.
 
Graças a uma rápida transição, saímos na frente pedalando, e conseguimos imprimir um bom ritmo, sem erros de navegação. Aqui já estávamos em segundo lugar, e o objetivo então era buscar a primeira equipe.
 
Ei, olha a primeira equipe aí!!! Eles nos cruzaram, passando em nossa direção contrária, na descida de volta do PC 06. Mas ainda tínhamos que subir até este PC, para depois descermos também.
 
Parecia impossível alcançá-los, pois quando os cruzamos, a vantagem deles sobre nós era grande. Além disso, a Tildren estava logo atrás de nós. Chegamos ao PC 06, assinei e descemos em alta velocidade. Um pequeno descuido e por muito pouco a Ju não trombou de frente com um Uno que subia a serra acelerando! Mas Deus colocou uma mãozinha na frente.
 
Chegamos a um pequeno trecho de asfalto, empurra Ju daqui, empurra Ju dali, e... Opa! Pneu furado! Paramos para trocar, e lá se vai mais uma posição: fomos ultrapassados pela Tildren, que estava na cola. Terceiro lugar de novo...
 
A parada no box foi bem rápida, e logo estávamos de volta à prova. Bora Ju!
 
No PC 08 avistamos as duas equipes à nossa frente, o que nos deu ânimo para alcançá-los! Não era impossível!
 
Precisávamos chegar a uma ponte férrea abandonada no PC 09, e para isso havia dois caminhos: dar a volta em um pequeno morro, ou atravessar um charque com bastante lama, que afundava até a altura do peito. Os rastros das equipes à nossa frente indicavam que eles deram a volta ao morro, então optei pela linha reta: o charque! E não é que deu certo?
 
Desculpe pela lama Ju, mas essa decisão nos rendeu o primeiro lugar neste trecho! Chegamos na frente para pegar a senha da travessia da ponte (era preciso atravessá-la clipado a uma corda de segurança, um de cada vez). Atravessamos e já saímos pedalando rumo ao PC 10, localizado no meio de um reflorestamento de eucaliptos. Um erro de navegação aqui poderia comprometer toda a prova (depois da prova fiquei sabendo que muitas equipes se perderam aqui). Mas o azimute não mente, e se você confiar nele, não tem o que se preocupar. As outras duplas estavam bem na nossa cola, o que nos não dava outra opção: dar o sangue!
 
Acertamos a navegação e aceleramos para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na categoria!
 
Parabéns ao Leo e equipe do Haka Race pela organização da prova, e obrigado a todas as equipes citadas acima, pelo companheirismo e espírito esportivo durante a prova! Até a próxima!
 
A equipe ARS São Francisco Saúde corre com o patrocínio de São Francisco Saúde e Acquaflora Cosméticos, e o apoio de Decathlon, UNAERP, Wellness, The Pilates Studio, Sollare, Bike Mais e Nutrilan.
 

2 comentários:

  1. doidimais!! vitória estratégica, corpo + mente + obstinação.
    parabéns, mr. sandler!

    ResponderExcluir